Japão está próximo de fechar acordo comercial com os EUA

A delegação japonesa em nível de trabalho de negociações comerciais com os Estados Unidos indicou que um acordo poderá ser alcançado no próximo mês.

As discussões tiveram início em Washington na terça-feira. Os negociadores estão debatendo regras de origem, que estabelecem condições dos locais de produção que determinam tarifas sobre produtos agrícolas e industriais.

Depois da reunião de quarta-feira, uma autoridade de alto escalão do governo japonês disse a repórteres que os dois lados estão em sintonia. E acrescentou que a trilha para um acordo já está sendo traçada, em termos de questões-chave para ambos.

Os governos japonês e americano vêm acelerando as negociações para obter um acordo no próximo mês.

Toshimitsu Motegi, ministro japonês responsável pelas negociações com os Estados Unidos, e o representante de comércio americano Robert Lighthizer devem se encontrar para conversas conclusivas antes da Cúpula do G7 na França, no final deste mês.

Os Estados Unidos querem um mercado mais aberto para seus produtos agropecuários. O Japão está buscando tarifas mais baixas para suas exportações de automóveis.

Agora a atenção está voltada para ver como os dois países vão se ajustar em relação a esses pontos pendentes.

Com NHK