Com o plantio de 70 mil mudas de petúnias em tons de rosa, o Jardim Botânico de Curitiba começou a se preparar para a campanha mundial de alerta para a prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa.
O trabalho de troca das flores do Jardim Francês acontece ao longo desta semana e a expectativa é de que, em cerca de 15 dias, já esteja florido e pronto para ser mais um aliado pela saúde, principalmente, das mulheres.
Outras partes da cidade terão flores na cor da campanha. A produção do Horto Municipal do Guabirotuba deve chegar até o mês de outubro nos canteiros da Rua XV de Novembro e da Avenida Manoel Ribas, caminho para o bairro de Santa Felicidade; além dos parques Barigui e Passeio Público.
Para o diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff, é uma forma de lembrar um assunto importante com a beleza e a delicadeza do paisagismo de Curitiba.
“As nossas flores são mais um elemento entre tantos em outros equipamentos municipais, na cidade, nas empresas e demais locais para chamar a atenção para um assunto tão importante”, disse.
O movimento de sensibilização Outubro Rosa começou nos Estados Unidos na década de 1990 e tem como objetivo alertar, principalmente as mulheres, sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.