O presidente da República de Kosovo conclamou o Japão a investir em seu país.
O presidente Hashim Thaci concedeu uma entrevista em Tóquio na sexta-feira. Ele está visitando o país para marcar o décimo aniversário das relações diplomáticas com o Japão.
Thaci afirmou que o Japão foi uma das primeiras nações a reconhecer Kosovo como um Estado soberano. Ele agradeceu ao governo japonês pelo estabelecimento de relações estreitas em uma ampla gama de áreas desde que declarou sua independência da Sérvia, na antiga Iugoslávia, em 2008, após a eclosão de conflitos étnicos no final da década de 90.
O presidente de Kosovo citou mão de obra jovem e barata em abundância, além de um bom ambiente, como fatores favoráveis para o investimento. Ele incentivou o Japão a usar Kosovo como base para investimento nos Bálcãs.
Segundo a chancelaria japonesa, Tóquio ofereceu mais de 26 milhões de dólares em assistência para projetos em Kosovo, como processamento de lixo. Entretanto, as relações econômicas bilaterais continuam fracas, uma vez que só há duas empresas japonesas atuando no país.
Como a China ainda não reconheceu a independência de Kosovo, não há companhia chinesa operando no país devido à inexistência de laços diplomáticos.
Com NHK