O plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), em Curitiba, foi palco de homenagens no evento “Menção Honrosa Nikkei Jovens Empreendedores” na noite da última terça-feira, 29. O reconhecimento pelas ações empreendedoras de jovens Nikkeis valorizou o trabalho dessa comunidade no cenário paranaense, além de ressaltar a importância do trabalho dos mesmos para o desenvolvimento econômico do estado.O Gerente Executivo Técnico da Cocamar, Renato Watanabe, foi um dos homenageados. O trabalho desenvolvido para elevar os níveis de produtividade dentro da cooperativa e os intensos esforços para disseminar as boas práticas de produção dentro do programa de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, uma das apostas da cooperativa desde 1997, foram decisivos para que o reconhecimento fosse entregue para Watanabe.
“Todos os homenageados desta noite são jovens que se desenvolveram à sombra de grandes líderes que acreditaram no nosso potencial. Na Cocamar, muitos recursos estão sendo investidos para preparar uma nova geração de gestores empreendedores. Tenho a privilégio de trabalhar com uma equipe muito acima da média”, ressaltou.
A premiação foi uma proposta do Deputado Estadual Coronel Lee, juntamente com a Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná. O propósito é dizer um “muito obrigado” pelas ações realizadas. Esta homenagem ressalta o trabalho destes empreendedores. Nosso objetivo é que se tornem conhecidos. Vemos aqui nossos jovens de destaque. Sintam-se horados”, disse.
Ainda sobre o fato de receber o diploma de menção honrosa, Watanabe salienta que o cenário onde os jovens empreendedores estão inseridos é extremamente competitivo e com profissionais muito experientes. “Compensamos a falta de experiência com nossa energia, determinação e resiliência. Todos os dias acordamos pensando em como podemos inovar, fazer melhor do que fizemos ontem. Este reconhecimento nos dá tranquilidade e nos mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.
Segundo cônsul-geral do Japão em Curitiba para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Hajime Kimura, a homenagem é uma forma de estender a tradição e os valores da cultura japonesa. “O comerciante japonês trabalha para os clientes e para sociedade. A manutenção destes valores de nossa cultura é bom para a sociedade brasileira”, comentou. “Quando assumimos a presidência da Câmara do Comércio, um dos nossos objetivos foi criar Câmara Junior para promover ainda mais a ligação entre Paraná e Japão”, completou o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão no Paraná, Arata Hara.
“O homenageado Guilherme Kansai, que representou o grupo de jovens no cerimonial disse uma frase que me fez refletir: se não tivéssemos que agradar ninguém e se o dinheiro não fosse fundamental, onde estaríamos investindo o nosso tempo?” Por isso, saí do evento com uma grande certeza: se não precisasse agradar ninguém e o dinheiro não fosse importante, eu estaria fazendo exatamente o que faço hoje, que é trabalhar para que a agricultura brasileira continue competitiva, mostrando que produzir e preservar é possível”, concluiu Watanabe.
Fonte: site COCAMAR