Número de trabalhadores estrangeiros no Japão registra recorde em 2019

O número de trabalhadores estrangeiros no Japão registrou recorde em 2019, com mais de 1,65 milhão, em parte porque mais pessoas vieram ao país como trainees técnicos.

Estatísticas nesse sentido foram compiladas pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social, com base em dados fornecidos por empregadores.

Segundo a pasta, o número de estrangeiros que trabalham no Japão era de 1.658.804 pessoas até o final de outubro do ano passado. Trata-se de uma alta de cerca de 190 mil pessoas, ou 13%, em relação ao ano anterior.

Por nacionalidade, os chineses encabeçaram a lista com aproximadamente 418 mil pessoas. Os vietnamitas ficaram em segundo lugar, com 401 mil; seguidos pelos filipinos, com 179 mil. Os brasileiros, por sua vez, registraram 135 mil pessoas.

Dos trabalhadores estrangeiros, 531 mil pessoas eram de ascendência japonesa ou cônjuges de cidadãos japoneses. Cerca de 383 mil trabalhadores eram trainees técnicos, e 329 mil eram pessoas com conhecimentos especializados, tais como engenheiros e pesquisadores.

À parte dessas categorias, o número de trainees técnicos estrangeiros registrou o maior crescimento, com alta de 24% em relação ao ano anterior.

Em abril de 2019, o Japão criou um novo status de residência chamado de “trabalhadores com habilidades específicas”. Nos sete meses até outubro, 520 trabalhadores estrangeiros vieram ao país sob o novo status.

Com NHK