A montadora Toyota Motor e a gigante das telecomunicações NTT, ambas japonesas, estão formando uma aliança de capital visando desenvolver uma “cidade inteligente”. Espera-se que o projeto incorpore os mais recentes avanços em inteligência artificial e tecnologias ambientais.
Fontes disseram à NHK que as duas empresas investirão cerca de dois bilhões de dólares em ações uma da outra.
A aliança combinará tecnologias automobilísticas de próxima geração da Toyota, como, por exemplo, direção autônoma, com a expertise da NTT em infraestrutura de comunicações.
As duas empresas vão se unir em uma ampla gama de serviços móveis. O projeto deve avançar para além do 5G, o padrão atual de conectividade em rede, para o mundo do 6G.
Montadoras de veículos têm se enfrentado em uma intensa corrida global por tecnologias avançadas, conhecidas como “Case”. Trata-se de uma referência, no idioma inglês, para “conectado, autônomo, compartilhado e elétrico”.
No campo das telecomunicações, a competição também tem sido feroz em serviços capazes de entregar instantaneamente grandes quantidades de dados.
Com esta aliança, os dois líderes em seus respectivos setores industriais almejam um papel global de liderança no desenvolvimento de cidades ecológicas.