O governo do Japão está planejando aumentar a dimensão do seu programa de apoio financeiro para empresas afetadas pela pandemia do coronavírus até cerca de 46 bilhões de dólares.
O programa permite que o Banco de Desenvolvimento do Japão, afiliado ao governo do país, utilize recursos governamentais para empréstimos para empresas em situações emergenciais.
Em março, o governo havia alocado cerca de 1,9 bilhão de dólares como parte de um segundo pacote de medidas para ajudar as empresas. Contudo, o declínio da situação econômica vem sendo tão grave que o governo decidiu ampliar o mecanismo.
O governo também planeja ajudar pequenas e médias empresas na obtenção de empréstimos junto a instituições financeiras privadas a uma taxa de juros virtualmente inexistente.
Autoridades afirmam que estas medidas vão significar um total de cerca de 370 bilhões de dólares. O governo planeja fazer os preparativos para incluir tal auxílio em um pacote econômico emergencial a ser elaborado durante a primeira metade da próxima semana.