O governo do Japão está aumentando o valor do seu anteprojeto orçamentário extraordinário em mais de 80 bilhões de dólares de modo a financiar a concessão de auxílio em dinheiro para aliviar o impacto econômico do coronavírus.
O Executivo japonês vai apresentar agora ao Parlamento o anteprojeto orçamentário suplementar em total superior a 230 bilhões de dólares correspondente ao ano fiscal iniciado este mês para cobrir um pacote econômico de emergência equivalente a 1,1 trilhão de dólares.
O governo modificou o anteprojeto depois da decisão de conceder à população auxílio em dinheiro de 100 mil ienes — valor equivalente a mais de 900 dólares. O auxílio, que beneficiará potencialmente todas as pessoas residentes no país, substitui auxílio de 300 mil ienes que havia sido planejado anteriormente para concessão a domicílios que sofrem uma drástica queda de renda em razão do confinamento imposto pela crise.
É extremamente raro que o governo japonês faça uma grande alteração em anteprojeto orçamentário já finalizado pelo gabinete de ministros.
A expectativa é de que o governo emita títulos adicionais para cobrir a falta de verbas ocasionada pela modificação.
O Executivo espera que o Parlamento promulgue a lei orçamentária já na próxima semana.
Com NHK