Na sexta-feira, completa-se um ano desde a entronização do imperador Naruhito, do Japão. Nos últimos 12 meses, ele participou de uma série de cerimônias relacionadas à ascensão ao trono.
O imperador proclamou a entronização em uma cerimônia em outubro, na qual prometeu cumprir sua responsabilidade como símbolo do Estado, ao mesmo tempo em que volta seus pensamentos ao povo e permanece ao seu lado.
Ao longo dos últimos 12 meses, o imperador, junto com a imperatriz Masako, visitou 3 províncias para comparecer em eventos anuais, os quais contaram, anteriormente, com a participação do imperador emérito Akihito e a imperatriz emérita Michiko.
No final do ano passado, o imperador Naruhito e a imperatriz Masako viajaram também para as províncias de Miyagi e Fukushima, no nordeste do Japão, onde conversaram com as pessoas afetadas pelo tufão Hagibis, que deixou mortos e devastou partes do país em outubro.
Contudo, o casal imperial teve que reduzir significativamente suas atividades neste ano, devido à pandemia de coronavírus. Uma programada visita ao Reino Unido foi adiada.
O imperador tem recebido informações de especialistas de vários campos sobre os efeitos da propagação do vírus na vida das pessoas. Ele se reuniu também, em 10 de abril, com o vice-presidente de um painel do governo, formado por especialistas em doenças infecciosas, para obter mais informações sobre a conjuntura.
Na ocasião, o imperador afirmou que espera que o povo se empenhe em conjunto para conter o alastramento do vírus e supere a atual situação.
Com NHK