Consumo sofre maior queda já registrada no Japão

As taxas de consumo despencaram durante o mês de maio, o maior declínio já registrado devido à pandemia de coronavírus, que forçou muitas pessoas a ficarem em casa durante aquele período.

O Ministério do Interior e Comunicações informou que os gastos médios dos lares japoneses com dois ou mais moradores ficou em 2.350 dólares, uma queda de 16,2% em relação ao mesmo período no ano anterior, com ajustes de inflação. Maio foi o segundo mês consecutivo com queda de dois dígitos e a maior queda já registrada desde que as estatísticas comparadas começaram a ser disponibilizadas em 2001.

O consumo já registrava cifras negativas mesmo antes da Covid-19. A tendência começara em outubro do ano passado, com o aumento da taxa de imposto sobre consumo. Maio foi o oitavo mês consecutivo que teve uma queda no consumo.

Consumidores gastaram menos com recreação, e uma queda especialmente acentuada foi observada nas reservas de hotéis e viagens, bem como nas bilheterias dos cinemas.

Alguns setores registraram crescimento. Aumentaram os gastos com videogames, utilizados nos longos períodos de permanência em casa, assim como compra de alimentos, já que muitas pessoas deixaram de ir a restaurantes durante este período.

Com NHK