Especialistas em doenças infecciosas solicitaram às ligas profissionais de futebol e beisebol do Japão que revisem as diretrizes para lidar com casos de coronavírus entre jogadores ou funcionários.
Na segunda-feira, uma força-tarefa conjunta composta pelos organizadores dos dois esportes realizaram uma reunião para discutir o assunto.
Uma partida de futebol da Liga J1 que seria realizada no domingo foi cancelada após dois jogadores e um membro da equipe de um dos times terem testado positivo para o vírus.
Representantes da J-League afirmaram que não tiveram tempo o suficiente antes da partida para identificar quem teria entrado em contato próximo com as pessoas infectadas.
Durante a reunião da segunda-feira, os especialistas perguntaram aos representantes o que eles fariam caso um centro de saúde não fosse capaz de compilar uma lista das pessoas que entraram em contato próximo com os jogadores e funcionário infectados antes de uma próxima partida.
E exortaram os membros das duas ligas a discutirem sobre como cada time deveria realizar os testes PCR caso algum de seus membros seja infectado.
O presidente da J-League, Murai Mitsuru, disse que os times irão utilizar as sugestões dos especialistas para revisar a sua estratégia para lidar com o vírus. Disse ainda que a J-League irá limitar o número de espectadores para 5.000 em cada partida até o final de agosto, como está sendo feito pela liga de beisebol.
As medidas propostas estão em conformidade com o adiamento por parte do governo em sua decisão sobre relaxar ou não as restrições a eventos públicos.
Ciom NHK