Dia do Agricultor: 28 de julho e todos os dias há milhares e milhares de anos

Dia do Agricultor 2020

A agricultura nasceu, segundo relatos, em 10.000 A.C*, no período Neolítico – ou da Pedra Polida – e mudou a vida dos seres humanos. Ao dominarem as técnicas de plantio e colheita, os homens passaram a aprimorar a armazenagem de alimentos, sementes, e passaram a se fixar em regiões produtivas. Deixaram de ser nômades. E então, as sociedades nasciam ali, naquele momento.

A transformação foi, a cada nova era, mais além e provocou processos de mudanças sociais, políticas, econômicas, comerciais, logísticas. O aprendizado foi além da observação comportamental das plantas tão somente, mas chegou aos animais, ao clima, ao solo, aos insumos, ao ambiente e ao potencial. A transformação da agropecuária acompanhou a transformação do homem e do mundo. E continua.

A produção de alimentos se tornou combustível para a paz. A falta de comidas iniciou guerras, bem como o entendimento para sua produção as encerrou. A produção de alimentos incentivou a pesquisa, o estudo, a industrialização, a tecnificação, a evolução com uma atividade tão primária. A produção de alimentos promoveu a inclusão de populações, conhecimento e a PROSPERIDADE. A prosperidade promoveu PAZ.

A produção de alimentos se expandiu para a produção de energia, fibras, madeira, insumos, máquinas e implementos, riquezas e divisas para um economia lutando por sua estabilidade. E na sequência, por seu crescimento CONSISTENTE. A agricultura trouxe ao Brasil reconhecimento por VOCAÇÃO.

A cadeia produtiva agropecuária levou dois professores da Universidade de Harvard a se dedicarem à criação de um termo que pudesse resumir todo esse potencial da atividade e toda a dedicação de seus profissionais. AGRONEGÓCIO. O termo, de autoria de John Davis e Ray Goldberg, data de 1957 e significa “o conjunto de todas as operações e transações envolvidas desde a fabricação dos insumos agropecuários, das operações de produção nas unidades agropecuárias, até o processamento e distribuição e consumo dos produtos agropecuários in natura ou industrializados”.

Com informações das redes sociais e sites