Pesquisadores japoneses desenvolveram um escudo facial com base em dados de simulações efetuadas pelo supercomputador Fugaku, visando reduzir o risco de infecção pelo coronavírus.
O instituto de pesquisa Riken desenvolveu o novo tipo de escudo facial em conjunto com a fabricante de bebidas Suntory Liquors e a empresa gráfica Toppan.
Para projetar o escudo, os pesquisadores estudaram como protetores bucais com formatos diferentes previnem o alastramento de gotículas.
Eles descobriram que um tipo de protetor amplamente usado, que cobre somente a boca, libera cerca de 70% de gotículas orais, enquanto que um outro tipo que cobre desde o queixo até o nariz libera somente 30%.
O novo escudo é uma combinação entre um protetor bucal e um óculos. A parte que protege a boca pode ser removida facilmente na hora de comer ou beber. O escudo facial está sendo testado, agora, em bares e restaurantes na região metropolitana de Tóquio.
Seus desenvolvedores esperam que o produto esteja disponível para venda até a temporada de festas de fim de ano.
Já o presidente da Suntory Liquors, Yamada Kenji, afirmou que os dados do design do escudo facial serão disponibilizados ao público para que o produto possa ser construído por qualquer pessoa. Ele disse esperar que isso ajude a revitalizar a indústria de restaurantes.
Com informações da NHK Foto: reprodução da NHK