Premiê do Japão busca fortalecer cooperação com o Vietnã

O primeiro-ministro do Japão, Suga Yoshihide, pediu ao premiê vietnamita Nguyen Xuan Phuc, por uma cooperação próxima com o objetivo de concretizar uma região do Indo-Pacífico livre a aberta.

Suga fez o pedido a Phuc durante encontro em Hanói, nesta segunda-feira. A cúpula foi realizada após uma cerimônia de boas-vindas ao novo líder japonês.

Phuc disse, logo no início da reunião, que os dois países são parceiros estratégicos. E acrescentou que o Vietnã espera unir forças com o Japão para contribuir com a paz e estabilidade da região.

O premiê vietnamita também afirmou que deseja discutir uma direção mais ampla para fortalecer os laços bilaterais em um novo patamar.

Suga disse a Phuc que o Japão deixou clara sua intenção de colaborar proativamente com uma região do Indo-Pacífico livre e aberta, incluindo a Associação de Nações do Sudeste Asiático.

Suga enfatizou que seu governo vai manter este posicionamento.

O premiê do Japão acrescentou, ainda, que espera que os dois países contribuam conjuntamente para o desenvolvimento e para a prosperidade da região do Indo-Pacífico.

Os dois premiês também conversaram sobre cooperação econômica, incluindo o fortalecimento de redes de fornecimento para assegurar o acesso do Japão a máscaras e outros produtos, em meio à pandemia de coronavírus.

Os dois também concordaram em retomar as viagens a negócios de curto prazo entre o Japão e o Vietnã, bem como reestabelecer os voos que conectam ambos os países.

A economia vietnamita foi fortemente atingida pela pandemia. O crescimento de janeiro a setembro caiu para o nível mais baixo em 10 anos.

O governo do Vietnã espera que a visita do primeiro-ministro japonês ajude a atrair mais investimentos do Japão no país.

Esta é a primeira visita de Suga ao exterior desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro. Ele deve seguir para a Indonésia amanhã, na terça-feira, horário local.

Com NHK
Foto: NHK