O governo do Japão está pedindo que empresas estendam ou escalonem os dias de folga de seus funcionários durante o período de férias de fim de ano como parte dos esforços para evitar superlotação durante a pandemia. No entanto, uma nova pesquisa revelou que apenas cerca de 15% de pequenas e médias empresas estão implementando tais mudanças.
A firma de pesquisa de crédito Tokyo Shoko Research conduziu uma pesquisa este mês que incluiu cerca de 8.600 empresas de pequeno e médio porte.
Nove por cento das empresas afirmou estar planejando aumentar o número de dias de folga. Seis por cento organizou os dias de folga de seus funcionários de forma escalonada. Entretanto, 84% das empresas não planejaram qualquer tipo de mudança para as folgas.
A firma de pesquisa acredita que empresas menores que enfrentam escassez de funcionários não são capazes de implementar horários flexíveis.
Harada Mitsuhiro, funcionário da Tokyo Shoko Research, afirma que gerentes em empresas menores ainda passam pela dificuldade de tentar evitar criar uma sensação de injustiça para os funcionários ao escalonar o cronograma dos dias de folga durante as férias.
Com NHK