O ministro responsável pela vacinação contra o coronavírus no Japão afirma que as doses destinadas a idosos provavelmente serão entregues a todos os governos municipais até o fim de junho.
O titular da pasta da Reforma da Regulamentação, Kono Taro, declarou a jornalistas nesta sexta-feira que o governo e a farmacêutica americana Pfizer chegaram a amplo entendimento sobre o cronograma de distribuição.
Explicou que o acordo permitirá a entrega de frascos suficientes para a aplicação de duas doses em todas as pessoas com mais de 65 anos do Japão até o fim de junho.
O ministro fez, porém, a ressalva de que a distribuição precisará ser aprovada pela União Europeia.
À pergunta sobre uma data provável para a conclusão da inoculação de idosos, Kono respondeu dando a entender que dependerá dos planos dos governos municipais.
A vacinação para o primeiro grupo de cerca de 40 mil profissionais da saúde no Japão foi iniciada no dia 17. Segundo o ministro, até as 17 horas de quinta-feira, 21.896 profissionais receberam a primeira dose. Ele afirmou que a campanha prossegue a contento, sem relatos de graves efeitos colaterais.
Declarou que o Japão deverá receber um suprimento estável da vacina da Pfizer a cada semana e que provavelmente um total de 443.625 frascos serão distribuídos até o fim de março. Explicou que até seis doses poderão ser extraídas de cada frasco.
Com agências internacionais e NHK
Foto: assessoria