O comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio adicionou mais 12 mulheres em seu corpo diretivo, aumentando a proporção de integrantes do sexo feminino para acima de 40%.
Na terça-feira, o corpo executivo deu prosseguimento ao plano de aumentar a quantidade de integrantes mulheres e a medida foi aprovada em uma reunião do conselho do comitê na quarta-feira. A iniciativa é parte dos esforços em promover igualdade de gênero e ocorre após a renúncia do ex-presidente do comitê, Mori Yoshiro, que foi acusado de proferir declarações desmerecendo as mulheres.
O corpo executivo agora conta com 45 membros, dos quais 19 são mulheres. Assim, a proporção de integrantes do sexo feminino aumentou para cerca de 42%.
As novas integrantes foram escolhidas entre as mais variadas áreas para refletir diversos pontos de vista. Entre elas, encontram-se Takahashi Naoko, maratonista medalha de ouro dos Jogos de Sydney, e Obinata Kuniko, duas vezes medalhista de ouro em esqui alpino paralímpico e também presidente da Associação Japonesa de Atletas Paralímpicos.
As demais integrantes incluem uma executiva da União Japonesa de Rúgbi, uma executiva do Comitê Olímpico Japonês, a presidente de uma associação paraesportiva de Tóquio, quatro professoras, uma empreendedora que ajuda mulheres trabalhadoras, a presidente de um grupo da minoria étnica ainu, e uma advogada.
Com NHK