Primeiro-ministro do Japão chega aos EUA para encontro de cúpula com presidente Biden

O primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, chegou aos Estados Unidos para uma reunião de cúpula com o presidente Joe Biden.

O avião que transportava o primeiro-ministro do Japão pousou numa base da Força Aérea dos Estados Unidos, nos arredores de Washington, na quinta-feira à noite, no horário local.

Suga e Biden vão se reunir na Casa Branca, na sexta-feira, no primeiro encontro presencial do presidente dos Estados Unidos com um líder estrangeiro, desde que assumiu o cargo, em janeiro.

O premiê japonês espera que a reunião aprofunde a confiança pessoal mútua e reforce a aliança nipo-americana.

Os líderes devem provavelmente confirmar o fortalecimento da aliança e fomentar uma maior cooperação bilateral em áreas como a segurança nacional, as mudanças climáticas, a pandemia do coronavírus e a tecnologia digital.

Espera-se que os líderes confirmem sua cooperação no sentido de construir uma região Indo-Pacífico livre e aberta, em meio ao aumento das atividades marítimas chinesas na área. Também devem assegurar a importância da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan.

Há expectativas também sobre a postura que os líderes vão adotar com a China em relação às mudanças climáticas. Suga deu a entender que vai se unir a Biden para impor pressão à China, país que é o maior emissor de gases causadores do efeito estufa, na adoção de medidas mais concretas.

Autoridades do governo japonês também estão organizando uma reunião por telefone entre Suga e o presidente e CEO da Pfizer, Albert Bourla, durante a visita do primeiro-ministro do Japão aos Estados Unidos. A expectativa é que a conversa resulte no fornecimento sem empecilhos da vacina da empresa estadunidense ao Japão.

Com informações e foto da NHK