Presidente Arata e Cônsul-Geral conhecem instalações do Grupo Hiragami

Nos dias 29 e 30 de setembro, o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná (CCIBJ), Arata Hara, e o Cônsul-Geral Interino do Japão em Curitiba, Wakaeda Kazuu, estiveram em São Joaquim para conhecer as instalações do Grupo Hiragami, novo associado Grupo em Santa Catarina. 

“Fiquei impressionado com a excelência do Grupo Hiragami e honrado por tê-los como associados aqui na CCIBJ, além das frutas serem uma delícia”, disse o presidente Arata no retorno de sua viagem.

História – Grupo HIRAGAMI

O Sr. Fumio Hiragami, tem 72 anos, nasceu em Tanabe-shi, Província de Wakayama, Japão, é o fundador do Grupo Hiragami. É fruticultor, tendo chegado ao Brasil em janeiro de 1959, com nove anos de idade, acompanhado de sua mãe Akiko e seus irmãos, estabelecendo-se inicialmente em Uraí, no norte do Paraná, na propriedade do Sr. Ishii, para trabalhar nas lavouras de algodão e rami. Os anos iniciais foram muito sofridos, exigindo de todos os membros da família uma dedicação quase exclusiva ao trabalho. 

No início da década de 1960, mudaram-se para Apucarana (PR), onde trabalharam com hortaliças na fazenda do Sr. Umeda, em Botucatu (SP) passou a se dedicar à fruticultura, mais especificamente com a cultura do pessegueiro, organizado pelo Sr. Sho Yoshioka, e em Jundiaí (SP) com a empresa Adubos Takenaka também com pêssegos. Ao final da década de 1960, a família do Sr. Hiragami chegou à região de Mairinque (SP), onde, na condição de meeiro, tendo o Sr. Mikami como proprietário, cultivaram pêssegos de excelente qualidade, e assim tiveram condições de auferir mais renda. No início da década de 70, pôde juntar recursos suficientes para adquirir o primeiro lote de terras, em Mairinque (SP). Filiou-se à Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC), com a qual alguns anos após, realizaram um convite para desenvolver o cultivo de maçãs no sul do Brasil, fazendo parte do primeiro grupo de produtores (Colônia Cotia 1) a desenvolver este projeto. Por intermédio da CAC, em 1974, conseguiram adquirir dois lotes de terra na Cotia 1, em São Joaquim (SC), em 1975 iniciou o plantio de maçãs. 

Desligou-se da Cooperativa em 1982, e criou a empresa Irmãos Hiragami. Com sua experiência em diversas atividades agrícolas, especializou-se na cultura da maçã, especificamente da variedade Fuji e Gala. Os pomares contam com tela para proteção antigranizo e irrigação contra geada e secas. A empresa possui Packing House para beneficiamento de frutas, levando a marca HIRAGAMI’S FRUIT aos mercados de todo o país durante o ano todo. O Packing House, conta com espaço para armazenamento de frutas de 14 mil toneladas, garantindo o sabor e qualidade das frutas em até 12 meses por meio da atmosfera controlada. A Hiragami’s Fruit abrange todo território nacional com 90% de sua produção, dedicando o restante para exportação. O Sr. Hiragami é considerado o maior produtor japonês (Nikkei) de maçãs do mundo. 

Atualmente, além de maçã, produz também pera asiática, kiwi e uva vinífera. O seu espírito empreendedor o levou a investir na produção de vinhos finos, dadas as condições favoráveis da região, com uvas cultivadas 1.427 metros de altitude, no município de São Joaquim, na Serra Catarinense. Assim, foi criada a Vinícola Hiragami.

A produção da Vinícola é de 35 mil garrafas, vinhos que já foram exportados para o Japão, entre vinhos e espumantes, das castas Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc e Merlot. Os vinhos que levam o nome Torii, foram avaliados por renomados enólogos com abrangência internacional, recebendo destaque de importantes concursos e publicações especializadas na área. 

Seu sucesso na atividade agrícola e sua capacidade empreendedora tem repercutido na sociedade local, rendendo-lhe a concessão pela Câmara Municipal de São Joaquim o título de Cidadão Joaquinense, em 1988. Foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em 2008, como “Nome de Destaque na Fruticultura Regional”. Entre os vários prêmios recebidos, destaca-se o da Comenda Kasato Maru, outorgada pelo Bunkyo, em 2018. Conseguiu várias premiações em concursos em que suas frutas foram levadas a prova.

 

Pomar de maçãs sendo tratado com pulverização abaixo das coberturas antigranizo.

 

 

 

 

 

 

 

Macieiras cobertas com tela para proteção antigranizo, São Joaquim (SC).

 

 

 

 

 

 

 

Maçãs Fuji, embaladas com a marca Hiragami.

 

 

 

 

 

 

 

 

Packing house: fornece maçãs o ano todo.