Festa de despedida para Nobuyuki Nagata contou com associados da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão em videoconferência e evento presencial
Integrantes e diretoria da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão no Paraná (CCIBJ-PR) realizaram a Sobetsukai (festa de despedida) para o diretor-presidente do Governo da Província de Hyogo – Japão no Brasil, senhor Nobuyuki Nagata. O dirigente está retornando ao território japonês após cinco anos de trabalho no país.
A programação contou com um evento online e jantar realizados respectivamente nos dias 08 e 09 de março. No evento online os participantes puderam ouvir depoimentos e enviar mensagens via chat. A agenda presencial contou com presença reduzida por conta da restrições relacionadas à pandemia do Covid-19. Na oportunidade, o presidente da CCIBJ-PR, Arata Hara, entregou placa comemorativa a Nobuyuki Nagata em agradecimento pelo trabalho desenvolvido no Brasil. Também como reconhecimento, Hara realizou convite para Nobuyuki Nagata passar a integrar a câmara como membro representante da província de Hyogo.
Na avaliação do presidente da CCIBJ-PR as atividades profissionais desenvolvidas por Nobuyuki Nagata permitiram a construção de sólidas parcerias e amizades sinceras. “Foi um tempo de convivência especial, principalmente no Palácio Hyogo, em que estivemos juntos e que neste momento de despedida nos fazem dizer não um adeus, mas um até logo!
O diretor-presidente do Governo da Província de Hyogo – Japão no Brasil, Nobuyuki Nagata, destacou a intensificação do relacionamento com as pequenas e médias empresas japonesas como foco do seu trabalho. Afirmou que neste período contou com o apoio do presidente CCIBJ-PR, Arata Hara, e do vice-presidente da CCIBJ-PR e presidente do ICCBJ, Hirofumi Nakagiri.
Nobuyuki Nagata informou ainda que por conta do cenário causado pela Covid-19, o Japão tem buscado novas parcerias comerciais, o que vem resultando na criação de oportunidades para as empresas brasileiras. Destacou que os setores de agricultura pesca e pecuária do Japão estão avaliando os negócios com a América Latina em um grupo de trabalho. “Hoje, existem negócios com a América Latina que somam US$ 1 trilhão, mas a meta é chegar a US$ 4 trilhões. Por conta disso, quando a pandemia encerrar, nossa a expectativa é que o intercâmbio entre Brasil e Japão se intensifiquem ainda mais. Por isso este apoio dos senhores é cada vez mais importante para avançarmos nestas negociações”, afirmou.
A diretora Educacional da CCIBJ-PR, Vanessa Ishikawa Rasoto, em sua fala representando o Instituto Cultural Brasil Japão (IICBJ) destacou que a atuação competente de Nobuyuki Nagata impactou fortemente a comunidade local. “Esperamos que leve boas recordações do Brasil em especial os frutos do seu trabalho, que geraram forte impacto entre nós”, afirmou.