A Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná vem a público manifestar seu pesar e prestar solidariedade aos familiares e ao povo japonês pelo atentado ao ex-ministro do Japão, Shinzo Abe.
Prestamos nossas respeitosas condolências e repudiamos esta lamentável manifestação de violência à Abe, baleado nas costas nesta sexta-feira, dia 8, durante um discurso de campanha na cidade de Nara, a cerca de 520 km de Tóquio. Mesmo com pronto atendimento médico, Abe não resistiu aos ferimentos deixando o país inconsolável. Depois do ato, o atual primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, se manifestou, considerando o ataque como “absolutamente imperdoável”. A polícia identificou e prendeu Tetsuya Yamagami, de 41 anos, como suspeito do crime. Ele é um ex-integrante da Marinha japonesa e estava com uma arma de fabricação caseira. Vale citar, o país tem um rígido controle de armas.
A Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná lastima o brutal ataque ao verdadeiro amigo e feroz defensor da ordem multilateral e dos valores democráticos e repudia a lamentável manifestação aos nossos irmãos do Japão.
Em relação a Shinzo, ele esteve no cargo de 26 de dezembro de 2012 a 16 de setembro de 2020 – quatro mandatos. À época ele renunciou por questões de saúde.
Nossas sinceras condolências,
Arata Hara