CCIBJ-PR e ICCBJ sediam encontro final da missão Paraná-Japan Scientific Dialogue for Food Innovation

A Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná (CCIBJ-PR) e Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão (ICCBJ) sediaram, no dia 22 de março, um encontro da missão “Paraná-Japan Scientific Dialogue for Food Innovation”, em Curitiba. O evento encerrou as atividades da missão formada por representantes da Universidade de Tsukuba, Universidade de Kagawa, do Centro Internacional de Pesquisa em Ciências Agrárias do Japão e da Associação Japonesa para Tecno-inovação em Agricultura, Silvicultura e Pesca, que realizaram uma viagem pelo estado entendendo as tecnologias por trás do agronegócio paranaense. 

A missão buscou firmar parcerias na área de Tecnologia de Alimentos, tendo como temas centrais: alimentos funcionais; automação de processos agrícolas; engenharia genética animal e vegetal; insumos e economia agrícola e, métodos e técnicas avançadas de diagnóstico de doenças animais e vegetais. O intuito principal da missão está fortalecimento da cooperação bilateral na área de Agritech Food, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e identificando oportunidades para projetos conjuntos. Durante as visitas, uma comitiva da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI, promotora da missão, além de seis professores das universidades estaduais também participaram das visitas. 

Durante o período da missão, as delegações japonesa e paranaense conheceram projetos inovadores desenvolvidos pelo ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade em Foz do Iguaçu; pelo Biopark em Cascavel e; pelo IPEC – Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava, e pelas universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Centro-Oeste (Unicentro). Além das agendas técnicas e científicas, a comitiva foi recepcionada pela comunidade nikkei nas cidades de Londrina, Ponta Grossa e Curitiba, por meio das instituições ACROL, Aliança Cultural, NECJ-UEL, Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Ponta Grossa, CCIBJ, ICCBJ e APAEX. Estes encontros representaram um momento significativo de acolhimento e pertencimento para os pesquisadores japoneses, reforçando os laços entre as entidades nikkeis e a comunidade acadêmico-científica.