“Para as empresas japonesas, os colaboradores são considerados seus maiores tesouros”, disse a palestrante Reiko Matsuoka, durante Seminário “Produtividade & Omotenashi – A Tradição Japonesa na Produtividade da sua Empresa”, realizado nos dias 23 e 24 de junho, no Auditório da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná – CCIBJ-PR, em Curitiba.
Com apoio da CCIBJ-PR, o evento foi promovido pela Terra Roxa Investimentos – Agência de Desenvolvimento do Norte do Paraná – Coordenadoria Regional dos Empreendimentos entre os municípios de Londrina e Maringá. O seminário também faz parte da programação das comemorações dos 120 anos de Cooperação Brasil-Japão, no Paraná e contou com a presença do presidente do Instituto Cultural e Cientifico Brasil Japão, Hirofumi Nakagiri e senhora Shinako Nakagiri.
Durante a abertura do seminário, o presidente da Câmara, Yoshiaki Oshiro destacou a importância do investimentos das empresas na capacitação, atualização e principalmente valorização da equipe, funcionários e colaboradores para o sucesso nos negócios.
Palestras
Para um público formado por empresários, funcionários de recursos humanos e outros profissionais, na primeira noite do evento, Reiko Matsuoka falou sobre “A Tradição Japonesa na Produtividade da sua Empresa”, apresentando conceitos e técnicas de empresas japonesas na comunicação, desenvolvimento e motivação dos colaboradores, otimizando a aplicação dos recursos humanos em busca de aumento na produtividade. Sobre este tema, a palestrante destacou que, pedir ‘por favor’ e agradecer com um ‘muito obrigada’ entre chefia e colaboradores, faz muita diferença na motivação e produtividade do profissional e na rotina do dia a dia da empresa.
Palestrante Reiko Matsuoka, durante Seminário “Produtividade & Omotenash
A Tradição Japonesa na Produtividade da sua Empresa, no Auditório da CCIBJ-PR
A especialista em Recursos Humanos mostrou ainda técnicas japonesas de sucesso, erros e acertos com exemplos aplicados no Japão. Uma delas, aconselha que, antes de buscar um culpado para um erro cometido na empresa, pense o que você poderia ter feito para evita-lo, sempre respeitando os mais velhos e aplicando uma boa comunicação entre chefia e equipe.
Na segunda noite do evento sobre o tema “O que é o Omotenashi Japonês”, um conceito de etiqueta empresarial japonesa, foi apresentado aos participantes de como funciona buscando a satisfação e fidelização dos clientes, suas aplicações dentro da organização, adaptando ao ambiente brasileiro.
Diretor da Tasa Eventos, Sérgio Takao Sato, presidente do Instituto Cultural e Cientifico Brasil Japão, Hirofumi Nakagiri e Sra. Shinako Nakagiri, palestrante Reiko Matsuoka, Massue Habasaki e o presidente da CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro
O evento foi prestigiado por empresários, funcionários de recursos humanos e outros profissionais
Fotos: Sérgio Takao Sato