Entra em vigor o acordo de livre comércio Parceria Transpacífica

O acordo de livre comércio Parceria Transpacífica, que engloba o Japão e 10 outras nações, entrou em vigor.
O acordo de parceria passou a vigorar no domingo, horário do Japão, depois de requisitada ratificação majoritária entre os 11 países. O acordo cria uma enorme zona econômica de livre comércio, que envolve um mercado de 500 milhões de pessoas e representa 13% do PIB mundial.

A Parceria Transpacífica padroniza regras de investimento e serviços em uma ampla gama de setores. Também elimina gradativamente tarifas sobre produtos industriais e agrícolas.

O governo japonês considera o acordo de comércio como um importante passo rumo à difusão de regras justas e livres pelo mundo, em meio ao uso de políticas protecionistas dos Estados Unidos. O governo americano retirou o país da Parceria Transpacífica.

O governo do Japão planeja se engajar pela expansão da integração de novos membros ao acordo. O governo espera iniciar conversações concretas em uma reunião de nível ministerial no Japão no dia 19 de janeiro.

Além da Parceria Transpacífica, há outros pactos comerciais vislumbrados pelo governo japonês. O Acordo de Parceria Econômica entre Japão e União Europeia está marcado para entrar em vigor em fevereiro.

Dezesseis países da região Ásia-Pacífico buscam finalizar um acordo sobre a Parceria Econômica Regional Abrangente até o fim de 2019. Entre estes países estão Japão, China e Índia.

Com informações da nhk.or.jp