Com a presença de Autoridades militares e civis, foi realizado no 6ºBatalhão da Polícia Militar do Paraná, debate e tomada de informações da tecnologia de inteligência artificial, um programa considerado o mais avançado no Mundo o processo empregado pela AROBA do Japão, com identificação facial, estado emocional com apreensão , controle de veículos com passagens constantes e identificados como suspeito. Os Comandos das diversas forças armadas,apresentaram as dificuldades e problemas que ocorrem constantemente e receberam as respostas e soluções que o programa atende .Yoshiaki Oshiro Presidente da CCIBJ-Pr., juntamente com o Deputado Coronel Lee Abe, registraram que a realidade japonesa, pela cultura, disciplina e formação, era diferente do comportamento dos infratores do Brasil,principalmente da fronteira, que representam uma das fontes de entrada de drogas, armamentos e contrabandos e necessitaria receber informações dos mais simples ao complicado, para desenvolver e ajustar ao sistema de inteligência artificial, cuja possibilidade e resposta solicitava ao Diretores da AROBA. Sr. Naito-criador e Presidente da Empresa de TI japonesa, solicitou pequeno prazo e inclusão de todas as condiçõespassadas pelo Comando das Forças Armadas . Diante da urgência , combinado o prazode 120dias para os ajustes e atendimento de todas as necessidades para incluir no programa de Governo, com central de segurança em Curitiba.
– Deputado Coronel Lee, solicitou informações ao Sr. Naito, da possibilidade em incluir o sistema com o uso da estrutura instaladoem vários Municipios, com instalação de câmaras de alta resolução e aproveitamento das centrais existentes,e incluir no programa INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Recebeu como resposta a necessidade empotencializar a central para atendimento com rapidez e precisão e melhorar a identificação facial e pelo comportamento , desenvolvendo programa para as necessidades e do comportamento dos fora de Lei, no programa INTELIGENCIA ARTIFICIAL . Informado aos presentes a necessidade emutilizar câmeras digitais de alta resolução e com infravermelho para identificação noturna.
A reunião realizado no 6º Batalhão, foicoordenado pelo 6º BTM , e a presença de Coronéis, Tenente Coronel, Capitães, Tenentes, Militares da 5ªCRPM, Tenente da 15ª BTL do Exército,Comando da 33ª BI do Exercito, Policia Rodoviária Federal-Ricardo Salgueiro, Ricardo Schneider, Ivan Bialecki e Sergio Leonardo da Inteligencia PRF, todos os Comandantes de Setores e Divisão da PM , convidados e apresentados pelo Deputado Coronel Lee Abe e contou com a presença de Representação da Receita Federal, Secretários Municipais, Prefeito e Lideranças da Comunidade de Cascavel.
– Os Membros da Comitiva japonesa, foi coordenado por Yoshiaki Oshiro-Presidente da CCIBJ-Pr. que iniciou os contatos com a JICA e AROBA INC do Japão,Sr. HidejiroNaito-Presidente , Sr. TakamassaKurati-Representante da AROBA no Brasil e Henrique Kajihara da Assessoria, e o Diretor Regional da CCIBJ-Pr. Sr. Takao Koike, que participou na organização do evento, com o Deputado Coronel Lee Abe.
– Ao final, ficou determinado que a AROBA IND do Japão, procederá a inclusão no programa INTELIGENCIA ARTIFICIAL, as formas de identificação em diversas ocasiõese situações para abordagem e melhor precisão para o conhecimento da Central de controle e Comando .
– Presidente Oshiro,solicitou a possibilidade em transferir a tecnologia INTELIGENTE ARTIFICIAL, para o Paraná, e a concordância do Presidente da AROBA, o que facilitará o desenvolvimento de outras situações e necessidades que o sistema de comando da inteligência e controle de tráfico e contrabando que tem trazido transtorno à segurança do Estado e do Brasil.
– Sugerido à Cúpula Militar e Secretários dos Municipios, a criação de programa “PPP”, com a participação da Comunidade para a instalação de câmeras em todos os pontos e fecharo circulo na Cidade,com a identificação de estranhos e mal intencionados, com registro no sistema de segurança, circulando pela Cidade. Todos os Órgãos presentes, apresentariam os itens necessários e importantes para facilitar o desenvolvimento de um programa específico para o Comando Militar e Estado do Paraná e tornar o programa de alta precisão e segurançapara servir de modelo nacional.
– Determinado um prazo máximo de 120 dias para apresentação de um programa completo com todos os itens solicitados para tornar o processo seguro e preciso, ficando a CCIBJ-Pr., com a incumbência de contatar com a AROBA INC e informar do andamento para uma próxima apresentação e em busca de colaboração do Governo do Japão em doar o protótipo e apresentar os resultados, assim como financiamento para os Municipios de poucos recursos ou a elaboração do programa PPP.