58º Festival Folclórico de Etnias do Paraná no Guairão

De 30 de junho a 12 de julho, acontece em Curitiba, no Centro Cultural Teatro Guaíra, o 58º Festival Folclórico de Etnias do Paraná. Ao longo de 13 noites, o Festival trará ao palco do Guairão apresentações folclóricas com música e dança de grupos étnicos que simbolizam a cultura de muitos dos povos colonizadores do Paraná, parte da identidade local.

No dia 06/07 (Sábado), às 20:30 hs, no Grande Auditório do Teatro Guaíra, foi realizada a apresentação do Grupo Folclórico Nipo-Brasileiro. A “Noite Japonesa” foi especial. Foi o primeiro Festival Folclórico de Etnias do Paraná realizado na Era Reiwa, que teve início no mês de maio e que é um acontecimento muito importante para os japoneses e para todos aqueles que se dedicam à preservação e divulgação da cultura e das tradições japonesas. A cultura japonesa, foi representada por grupos e departamentos que fazem parte da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba e outros grupos que integram a comunidade nikkei: Wakaba Taikô, RyukyuKoku Matsuri Daiko, Wakaba Yosakoi Soran, Odori, Canção Japonesa, Coral Seicho No Iê, Shamisen e outras atrações de muita arte, tradição e cultura!

Presidente da CCIBJ-PR, Arata Hara e o deputado federal Luiz Nishinori prestigiaram o evento

O Festival é realizado desde 1958 por grupos folclóricos paranaenses. Em 1974, esses grupos formaram a Associação Interétnica do Paraná (Aintepar), entidade responsável por manter o evento ativo desde então, além de fomentar o trabalho dos grupos étnicos no Estado. Icônico, o evento fez parte do roteiro de reinauguração do Teatro Guaíra, depois do incêndio de 1970. Pela importante contribuição à cultura local, na década de 80, o Governo do Paraná Inseriu o Festival no calendário oficial do Estado.

Desde 2017, com a adoção do tema “Folclorize”, o Festival vem trabalhando ativamente na divulgação do folclore para a população, num esforço para manter vivas as tradições e conduzir o público a um caminho de autoconhecimento a partir do contato com a origem, a história e a cultura de seus antepassados.

O evento é democrático e busca promover a tolerância intercultural, além de atuar como estímulo à formação de plateia e ao consumo da cultura, que é uma ferramenta capaz de movimentar a economia, além de elevar o repertório da população.

O evento é realizado pela Associação Interétnica do Paraná (Aintepar) e produzido pela Universidade Livre da Cultura (Unicultura) através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Profice, com apoio da Copel, Havan e Fundação Cultural de Curitiba.