Declínio na expansão da economia chinesa afeta fabricantes no Japão

Várias fabricantes de grande porte no Japão tiveram queda drástica no lucro operacional no último trimestre em razão de menor demanda em meio à desaceleração do crescimento econômico na China.

A fabricante de câmeras Canon divulgou redução de 56% no trimestre de abril a junho, em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo a empresa, as vendas de câmeras digitais foram menores com a demanda enfraquecida na China.

Além disso, executivos da Canon rebaixaram a projeção anual de negócios, antevista como queda de pouco mais de 20%. Agora a expectativa é de que o lucro operacional despenque mais de 37%.

A fabricante de componentes eletroeletrônicos Nidec anunciou queda de 38,8%. Explicou que o declínio na expansão da economia chinesa afetou as vendas de vários produtos, incluindo motores industriais.

Já a Omron, que fabrica produtos eletrônicos, informou forte queda — superior a 41%. Dirigentes da empresa relatam redução dos embarques de produtos para fábricas à medida que empresas na China diminuem investimentos em bens de capital.

Com NHK