29º Imin Matsuri anima fim de semana em Curitiba

Neste final de semana no pavilhão de eventos do Parque Barigui,  aconteceu o 29º Imin Matsuri, festival cultural, que comemora a entrada do inverno e os 111 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. 

A festa da imigração japonesa, neste sábado e domingo (29 e 30/6) teve apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba. Música, comida, dança e cosplayers de mangás (pessoas vestidas e maquiadas como personagens de histórias em quadrinhos) são atrações da festa. O prefeito participou da cerimônia que traz sorte quando é quebrada a tampa do barril de saquê.

“É uma alegria receber esta festa que nos oferece a comunidade japonesa todos os anos”, disse o prefeito. que caíram no gosto do curitibano, disse o prefeito Rafael Greca.

O Consul Geral do Japão, Hajime Kimura, explicou que nas cerimônias de comemorações, no Japão, o barril é aberto para ofertar o saquê a Deus. “A bebida é feita de arroz, um alimento sagrado para nós japoneses, é o prato principal da nossa comida”. Em seguida a bebida foi oferecida às autoridades e convidados.

facebook.com/amigoneyleprevost

Também estiveram no 29º Imin Matsuri, a Procuradora-Geral do Munícipio, Vanessa Volpi, o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, empresário Arata Hara, o diretor de relações públicas da CCIBJ-PR, Sr. Osmar Kano, os coordenadores do evento, Yuichi Oshima, Hermes Murakami e o secretário de Justiça, Cidadania e Família do Paraná, Ney Leprevost, que agradeceu a oportunidade através de nota na sua rede social.

“Neste domingo, a Carina e eu participamos do Imin Matsuri. Uma festa maravilhosa no parque Barigui, em comemoração aos 111 anos da imigração japonesa. Agradeço o carinho com que fomos recebidos por este povo maravilhoso. Menção especial ao Nori, presidente do Clube Nikkei e ao amigo Osmar Kano. Também fiquei feliz por encontrar o mestre MassaKi, com quem tive aulas de caratê no Clube Curitibano”, destacou Leprevost.

Por Mark Grassi com informações do DI&C, site da prefeitura e CCIBJ-PR