Atlas Metropolitano potencializa desenvolvimento do mercado comum da RMC

Os municípios da Grande Curitiba – capital e as 28 cidades vizinhas – ganharam na quinta-feira (23/8) o Atlas Metropolitano, uma importante ferramenta de compartilhamento de dados para o desenvolvimento integrado de uma região que concentra 39,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná.

A versão eletrônica do documento, disponível no endereço www.prometropole.com.br, foi lançada em evento no Memorial da Cidade pelo prefeito Rafael Greca, presidente do Comitê Gestor do Pró-Metrópole, o Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba. Participaram prefeitos das cidades vizinhas e lideranças dos setores público, privado e de entidades representativas da sociedade organizada paranaense.

Greca destacou a importância da governança como forma de fazer com que um conjunto de municípios caminhe na mesma direção compartilhando objetivos estratégicos. “É fundamental que se veja o espaço comum da grande cidade como uma cidade só. A Grande Curitiba é uma só”, afirmou.

Segundo o coordenador de Relações Institucionais do Pró-Metrópole, Alexandre Schlegel, o documento foi idealizado há seis meses pelo prefeito de Curitiba e consolidado a partir de um esforço coletivo. “É a primeira ferramenta de gestão público-privada que integra 13 instituições das esferas públicas municipais e estadual e da iniciativa privada.”

A Região Metropolitana de Curitiba integra meio milhão de micro e pequenas empresas nos 29 municípios.

 

por Mark Grassi com informações da PMC