Especialistas da emissora pública do Japão respondem a dúvidas de ouvintes em relação ao novo coronavírus. Confira!
Pergunta: Jovens podem desenvolver condições graves devido ao coronavírus?
Especialistas vinham dizendo que idosos e pessoas com outras pré-condições de saúde tendem a desenvolver sintomas graves quando infectados. Mas no mês passado, a imprensa divulgou o caso de uma jovem de 21 anos no Reino Unido, e de uma menina de 16 anos na França, ambas saudáveis, e que morreram devido à infecção. Casos recentes mostram que jovens também podem acabar desenvolvendo condições graves da doença.
O Japão também registrou casos de pessoas relativamente jovens que se tornaram gravemente enfermas. Kutsuna Satoshi, do Centro Nacional para a Saúde e Medicina Global, afirmou que, entre os mais de 30 pacientes que tratou, um homem na casa dos 40 anos de idade, sem pré-condições de saúde, também desenvolveu sintomas graves.
Kutsuna disse que o homem apresentou apenas febre e tosse nos primeiros dias, mas que após uma semana, desenvolveu pneumonia aguda grave e precisou da ajuda de um aparelho respirador devido à rápida deterioração das condições de respiração. O médico afirmou que, após um tempo, o homem se recuperou. Kutsuna afirmou que jovens não devem considerar que estão a salvo, já que mesmo pessoas mais novas e saudáveis podem chegar a ficar gravemente doentes.
A Organização Mundial da Saúde alertou para muitos casos de pessoas abaixo dos 50 anos de idade que foram hospitalizadas. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos divulgaram que de 2 a 4 por cento dos infectados entre 20 e 44 anos se encontram hospitalizados em Unidades de Terapia Intensiva.
Os dados divulgados são de 2 de abril.
Fonte: NHK