Realizado no domingo dia 18, a competição é um estímulo ao desenvolvimento do idioma entre adultos e crianças
No dia 18 de setembro, aconteceu, na Câmara de Comércio e Industria Brasil Japão do Paraná (CCIBJ-PR), o 21º Concurso de Leitura em Língua Japonesa do Sul do Paraná. A realização do evento, após uma pausa de dois anos por causa da pandemia de Covid-19, foi motivo de celebração para a comunidade nipônica, representando a retomada de uma tradição anual.
Promovida pelo Centro de Ensino de Língua Japonesa do Sul do Paraná, a edição de retorno contou com o envolvimento de seis instituições especializadas de ensino: os Cursos Bunkyo de Língua Japonesa, de Idiomas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Junshin, Kumon (Unidade Centro Alameda Cabral) e o de Letras Português/Japonês da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Com 43 participantes, a disputa se deu em oito categorias distribuídas entre 19 adultos, competindo nos níveis básico, pré-intermediário e intermediário, e 24 crianças, subdivididas em classificações por idade (dos 8 aos 16 anos).
De acordo com a professora e presidente do Centro de Estudos da Língua Japonesa, Satomi Azuma, nestas mais de duas décadas, a competição vem incentivando e aprofundando a aprendizagem do idioma por meio da leitura em voz alta. “Ao participar do concurso, o aluno é estimulado a pesquisar significados, aumentar a compreensão dos ideogramas e aprimorar a pronúncia e a entonação de palavras e frases, tornando o aprendizado um processo mais rico e consciente”.
A imersão no idioma, além de propiciar uma oportunidade educacional, também abre portas para a conquista de outros objetivos, como os profissionais. “Muitos ex-bolsistas, por exemplo, aderem ao concurso como um meio par alcançar outras metas. As crianças, por sua vez, encontram na leitura em voz alta uma nova e encorajante forma de potencializar o aprendizado, complementando o método de estudo aplicado no dia a dia”, afirmou o presidente da Associação Paranaense de Ex-bolsistas (APAEX), Auro Nakatani.