Visita do grupo fez parte de uma série de encontros que têm como intuito reforçar a relação entre Brasil e Japão
O prefeito de Kakogawa (JAP), Yasuhiro Okada, e uma comitiva formada por políticos do município japonês conheceram, na última quarta-feira (10), as dependências da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná (CCIBJ-PR) e do Instituto Cultural Científico Brasil-Japão (ICCBJ), em Curitiba. A visita faz parte de uma série de encontros planejados pelo grupo em comemoração aos 50 anos de irmandade entre Maringá e Kakogawa.
O encontro, que aconteceu no Palácio Hyogo, tratou sobre o fortalecimento de acordos comerciais no estado. Na ocasião, também foi discutida a realização de uma parceria voltada à comunidade mais jovem.
O prefeito esteve acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Kakogawa, Naoki Kobayashi; do presidente da Associação Comercial e Industrial de Kakogawa, Kazuaki Kamatani; do chefe de gabinete da Associação Comercial e Industrial de Kakogawa, Yoneo Kubota; do chefe de gabinete da Câmara Municipal de Kakogawa, Kazuhisa Ogino; do vice -chefe do Gabinete da Secretaria da Prefeitura de Kakogawa, Kimiya Tatsumi; do secretário Executivo da Associação Internacional de Kakogawa, Toshinobu Kishimoto; e da vice-diretora de convivência multicultural do Departamento de Cooperação Cívica e Movimento Social do Município de Kakogawa, Yuri Nakashima.
Por parte da CCIBJ-PR, estiveram presentes no encontro: o diretor de Cooperação Tecnológica, Fujio Takamura; o membro do Conselho Administrativo, Claudio Watanabe; e o presidente da CCIBJ-Jr, Denis Akira Ioshii. Também participaram da visita a coordenadora de Relações Internacionais da Província de Hyogo-Japão no Brasil, Cristiane Ueta; a diretora do ICCBJ, Massue Habasaki, o vereador Nori Seto (PP); o vice-presidente de Assuntos Institucionais da CCIBJ-PR, Dr. Rui Hara, que representou o Nikkei Curitiba e Bunkyo; a assessora do deputado federal Luiz Nishimori, Laura Tamaru; o diretor e gerente de Planejamento de Negócios da Sysmex do Brasil, Junya Murakami; o futuro diretor de Planejamento de Negócios da Sysmex do Brasil, Shoichi Hiroi; membros da HARIMA do Brasil; membros do Instituto Brasil Japão.