O encontro teve por objetivo dar continuidade aos acordos de cooperação já realizados com universidades do Estado do Paraná, bem como intensificar as relações político-acadêmicas entre o Brasil e o Japão.
Na ocasião, os professores Morio Takahiro da Universidade Tsukuba, e Sengoku Yu da Universidade Shinshu, apresentaram um relato sobre o andamento das parcerias acadêmicas, o resultado da participação na Missão Study in Japan, que ocorreu no dia 11 de julho, no campus Rebouças da UFPR, e também o que estimam para a continuidade das relações e possíveis projetos a serem realizados conjuntamente com o Instituto, CCIBJ e Câmara JR.
Dentre os projetos, salientaram possibilidades para prospecções sobre atuações conjuntas com as novas edições do Prêmio Nipo-Brasileiro de Empreendedorismo Inovador, ação que visa contribuir com a qualificação pessoal e profissional, e o desenvolvimento socioeconômico e educacional da comunidade paranaense.
Ainda, os professores conversaram com os associados presentes no encontro, ao debaterem sobre estratégias de internacionalização e de desenvolvimento de projetos colaborativos, com vistas a criar uma efetiva rede de contatos profissionais e que fomentem o networking com o objetivo de contribuir com meios e formas para aumentar a competitividade das empresas associados à CCIBJ, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços já existentes ou a serem desenvolvidos, assim como pelo intercambio de expertises do setor produtivo com o Japão, através das universidades de Shinshu e Tsukuba.
Contamos com a presença dos professores Sengoku Yu da Universidade Shinshu, Professor Conselheiro Morio Takahiro, Chefe Associado Kazuyoshi Watanabe, Chefe do Time América Latina Yoshihiro Sudo ambos da Universidade Tsukuba, Professor Igor de Almeida da Universidade Kyoto, Professor Etsuaki Yoshida da Doshiba Business School, Professor Leon Wong da Universidade Ritsumeikan Asia Pacific, Presidente Hirofumi Nakagiri de ICCBJ, Presidente Arata Hara da CCIBJ-PR, da Câmara Jr. e, demais diretores da instituição.