O Presidente do Diário Industria e Comércio, Odone Fortes Martins e o Presidente da Associação de Imprensa do Paraná, Rafael de Lara, organizaram no dia 26.06 o FÓRUM: PARANÁ, RUMO À 4ª ECONOMIA. Com a saudação e exposição dos objetivos do Fórum, foi abordado o tema PANORAMA DA ECONOMIA DO PARANÁ, com a apresentação de Julio Suzuki-Presidente do IPARDES, que apresentou os dados numéricos do comportamento da economia do Paraná nos últimos 10 anos e o crescimento observados nos últimos 05 anos. Dentro do mesmo tema o economista Jean Alberino da APD, apresentou os dados de investimentos e crescimento da economia do Paraná no últimos 10 anos e as necessidades para o desenvolvimento do Estado para alcançar como 4ª economia do País.
Dentro do tema COMO MANTER O DESAFIO, o professor Carlos Magno Bittencourt do Conselho Regional de Economia do Paraná, apresentou estudos nas necessidades e atuações para conquistar como 4ª economia do País, sendo complementado pelo Prof. Luiz Vamberto de Santana da Federação do Comércio do Paraná.
O Presidente Odone Fortes Martins, comandando a MESA REDONDA para debates, convidou Yoshiaki Oshiro, da CCIBJ-PR para tecer comentários e sugestões para o desenvolvimento do programa, dentro dos TEMAS ABORDADOS pelo Palestrantes. Oshiro relata a importância do conhecimento dos dados estatísticos que apresentaram crescimento da economia, passando de 7º para 4ª economia e alternando em 2015 para a 5ª colocação, e para manter ou desenvolver a economia, necessitaria apresentar programas com desenvolvimento de curto, médio e longo prazo e com sustentação do crescimento, pois o Paraná ou o Brasil apresenta deficiência em vários projetos importantes e engavetados ou impossibilitados em realizar ou concluir.
Dr. Cleverson , sustenta que é fundamental e importante a CREDIBILIDADE JURÍDICA para o desenvolvimento de programas ECONÔMICOS SUSTENTÁVEIS, com realização a curto, longo prazo na área portuária, ferroviária, desenvolvimento por região com programas executáveis para a fixação do homem na terra, exemplificando o bambu, como um bom programa para desenvolvimento regional. Sustentou Oshiro a necessidade em criar programas para os próximos 100 anos na área de MOBILIDADE e deixar aprovado para evitar depredação nos Municípios ou regiões com liberação de investimentos em locais que serviriam no futuro para a implantação de programas importantes para o transporte coletivo e carga de alto volume e escoamento portuário e outros importantes programas abordados e colocando a disposição para apresentar programas e projetos executados no Japão e que hoje considerados como fatores de desenvolvimento do Japão.