Empresa começou em 1992 com importado Accord; cinco anos depois passou a produzir localmente
A Honda acaba de alcançar a marca de 2 milhões de carros vendidos no Brasil. A companhia aproveitou a abertura do mercado brasileiro e em 1992, iniciou sua atuação com o Accord, primeiro modelo a oferecer por aqui, na sua versão importada. Após cinco anos, em 1997, a empresa inaugurava sua produção local, na fábrica de Sumaré (SP), que estreou a operação com o Civic.
Nesses 28 anos, a marca conta com uma rede ampla de distribuição: são atualmente 213 pontos de venda. A cadeia produtiva da Honda conta ainda com 163 empresas fornecedoras no Brasil.
“Nossa empresa tem a missão de facilitar a mobilidade humana e expandir o potencial da vida das pessoas por meio de produtos inovadores, com excelência em qualidade, segurança e tecnologia. Cada automóvel Honda concretiza as aspirações do cliente por um produto que satisfaça plenamente suas expectativas. Nesse sentido, estamos comemorando dois milhões de sonhos realizados, um marco muito importante para a trajetória da Honda no País”, comenta Roberto Akiyama, vice-presidente comercial da Honda no Brasil.
A Honda passou a produzir seus veículos na nova fábrica de Itirapina, também no interior paulista, em fevereiro do ano passado (leia aqui). A unidade será a responsável pela fabricação dos modelos Civic, Fit, City, HR-V e WR-V, cujas linhas de produção estão sendo aos poucos transferidas de Sumaré. Pela previsão da Honda, o processo deve ser concluído em 2021. Com isso, a planta de Sumaré vai concentrar a produção de peças e motores.
Além dos modelos nacionais, a marca também oferece os importados Accord, Civic Si e CR-V.
Neste ano, por causa da pandemia, as duas unidades ficaram paradas por quase três meses, entre abril e junho