Foram avaliadas práticas que organizações tiveram diante da pandemia do novo coronavírus; entidade social foi destaque com a campanha “Máscara Solidária”
Neste mês, o Instituto A.Yoshii – braço social do Grupo A.Yoshii – recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o Selo Sesi ODS. Em 2020, foram destacadas empresas e organizações do Paraná que buscaram alternativas sustentáveis para reduzir os impactos da pandemia na sociedade.
O Instituto A.Yoshii foi reconhecido pela campanha “Máscara Solidária”, realizada entre abril e maio, que incentivou colaboradores a produzirem máscaras. A instituição forneceu o material necessário, com orientações no passo a passo para a produção das peças. A cada cinco máscaras feitas, o Grupo doou 1kg de alimento não-perecível, que foi repassado para entidades que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social nas cidades de Londrina, Maringá e Curitiba. No total, mais de 5 mil máscaras foram produzidas e 1,5 tonelada de alimentos foram doadas.
A presidente do Instituto A.Yoshii, Simoni Bianchi, conta que “essa premiação, sem dúvida, é resultado de muito esforço, dedicação e solidariedade de cada um dos nossos colaboradores que se uniram por uma causa maior. Temos muito orgulho em poder ajudar o próximo e incentivar tantas pessoas”, conta.
O Selo Sesi ODS 2020 está na sua 5ª edição e é uma iniciativa do Sistema Fiep, por meio do Sesi Paraná, que reconhece indústrias, empresas, instituições públicas, organizações da sociedade civil e instituições de ensino públicas e privadas que estão atuando em prol do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Ações solidárias
Durante o ano, o Instituto A.Yoshii promoveu diversas outras ações que apoiaram entidades e reduziram o impacto do coronavírus em pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Além da “Máscara Solidária”, a entidade arrecadou mais de 9 mil peças com a campanha do agasalho e mais de 7.500 produtos de higiene pessoal e limpeza, com a campanha “Doar Faz Bem”, além de promover doação de sangue de colaboradores, doação de parquinho para Instituição que acolhe vítimas de violência doméstica, entre outras iniciativas.
Simoni explica que o planejamento do Instituto A.Yoshii foi adaptado devido à pandemia. “A proliferação do novo coronavírus nos moveu para realizarmos ações específicas. O nosso compromisso com a comunidade nos motivou a nos engajarmos ainda mais com os nossos colaboradores, inclusive nas obras. Esse foi o primeiro ano que levamos uma campanha para Campinas e foi um sucesso. Vemos que, diante da pandemia, o espírito de solidariedade e de voluntariado esteve ainda mais presente”, comenta.
O Instituto A.Yoshii entregou as arrecadações que aconteceram ao longo do ano em mais de 20 entidades sociais nas cidades onde atua, entre elas o Lar Bom Samaritano e a Guarda Mirim de Londrina; a Fundação de Ação Social (FAS), de Curitiba; o Lar Preservação a Vida, de Maringá; e a Sociedade Educativa de Trabalho e Assistência (SETA), de Campinas.
Grupo A.Yoshii
Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo; pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural; e atua em Obras Corporativas, atendendo a grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.