Uma firma que coleta informações sobre empregos, com sede em Tóquio, afirma que a pandemia do coronavírus levou mais pessoas no Japão a buscar empregos no setor agrícola.
Em 2019, a Mynavi Corporation lançou um aplicativo de procura de empregos para pessoas interessadas em trabalhar no cultivo da terra. O objetivo era conectar postulantes com agricultores e com firmas agrícolas que enfrentam escassez de mão de obra devido ao declínio populacional nas áreas rurais.
Segundo a Mynavi, até o final de janeiro de 2021 aproximadamente 13 mil pessoas haviam se cadastrado por meio do aplicativo. Trata-se de um aumento de quase 10 vezes em comparação com o ano anterior.
A empresa afirma que, dentre os postulantes a vagas de trabalho no campo, pessoas na faixa dos 20 e dos 30 anos de idade perfizeram metade do total.
Entre os motivos, a empresa cita os efeitos da pandemia. As razões incluem queda dos salários, bem como uma abrangência maior em relação ao local de trabalho, já que cada vez mais companhias estimulam o trabalho remoto.
O chefe de operações de revitalização agrícola da Mynavi, Ikemoto Hironori, afirma que parece ter ficado mais fácil para pessoas que possuem outros empregos passarem a atuar também no campo, já que consideram a atividade como uma renda extra.
Com NHK