O balanço financeiro de empresas no Japão revela uma grande disparidade no impacto que a crise sanitária tem tido sobre os negócios. Grandes firmas com ações negociadas na Bolsa de Valores de Tóquio estão divulgando os resultados obtidos no exercício financeiro encerrado em março.
A gigante de eletroeletrônicos Sony diz que seus lucros líquidos aumentaram acentuadamente para o equivalente a 10,7 bilhões de dólares. Trata-se do dobro registrado no ano anterior e o melhor desempenho anual já obtido pela empresa. Fortes vendas nas áreas de jogos eletrônicos, músicas e filmes, tendo por panorama a propagação da Covid-19, incrementaram o balanço da Sony.
A empresa de entregas rápidas Yamato Holdings informa que a sua renda líquida mais do que duplicou em relação ao ano anterior, atingindo o equivalente a 520 milhões de dólares. A Yamato fez a entrega de um número recorde de encomendas no exercício financeiro de 2020, no qual as pessoas realizaram um número maior de transações on-line.
Já a companhia ferroviária JR Leste registrou prejuízo líquido da ordem de 5,3 bilhões de dólares. É a primeira vez que a JR Leste divulga um prejuízo líquido anual desde a sua formação por meio da privatização da maior empresa do setor no Japão, em 1987.
A Oriental Land, proprietária dos parques temáticos Tokyo Disneyland e DisneySea, registrou prejuízo líquido de aproximadamente 500 milhões de dólares, o primeiro correspondente a um exercício financeiro anual desde que ações da empresa passaram a ser negociadas em bolsa, em 1996.
Com NHK