O agronegócio brasileiro tem se adaptado e se mostrado bastante promissor, mesmo em um cenário de incertezas econômicas. No primeiro semestre de 2020, foi o único setor que apresentou crescimento no Produto Interno Bruto (PIB), com um aumento de 3,3% comparado ao mesmo período do ano passado.
A venda de commodities também está favorável, o que torna o momento bastante atrativo para a compra de fertilizantes voltada para a safra 2020/2021. A cadeia logística não sofreu impactos significativos e os insumos estão com os menores preços históricos em dólar, o que resultou em uma relação de troca de grãos interessante para o produtor rural. Além disso, os preços de fertilizantes estão apresentando uma inversão de curva com recuperação de 12% em média, considerando as últimas seis semanas.
Vale ressaltar que a agricultura ocupa apenas 25% da terra arável do Brasil e a pecuária, cerca de 45%, sendo assim o país tem grande potencial de crescer de forma sustentável, impulsionado pelo aumento de produtividade e sem interferir na área de floresta nativa, através de investimentos em insumos como fertilizantes de qualidade.
@grassi_m com assessoria
Foto: @SAFRASMERCADO