Ministério da Defesa do Japão busca orçamento recorde de 52 bilhões de dólares

O Ministério da Defesa do Japão está em busca de um orçamento recorde de 5,4 trilhões de ienes ou cerca de 52 bilhões de dólares para o próximo ano fiscal que se iniciará em abril de 2021.

A pasta decidiu o montante, que é 3,3% maior que o orçamento inicial do atual ano fiscal, em uma reunião realizada na quarta-feira, com a participação do ministro da Defesa, Kishi Nobuo.

O pedido do orçamento inclui cerca de 686 milhões de dólares para programas espaciais, tais como o desenvolvimento de um satélite de observação programado para ser lançado em 2026 e pesquisas em uma constelação de satélites para defesa com mísseis. A pasta vem dando prioridade a impulsionar suas capacidades de defesa no espaço sideral.

Outra prioridade é o aprimoramento da segurança cibernética. O pedido orçamentário inclui 338 milhões de dólares para medidas tais como a criação de uma unidade de defesa cibernética dentro das Forças de Autodefesa.

O ministério, no entanto, não solicitou nenhum montante específico para planejar uma alternativa ao sistema Aegis Ashore de defesa terrestre de mísseis, ou para realinhamento das forças americanas no Japão. O ministério vai finalizar o montante específico antes da compilação do orçamento do ano fiscal de 2021, que deve ocorrer no final de dezembro.

Com NHK