Monte Fuji é aberto aos caminhantes pela 1ª vez em 2 anos

O Monte Fuji – a montanha mais alta do Japão – foi aberto aos caminhantes pela primeira vez em dois anos.

Uma trilha que começa na província de Yamanashi e parte de uma outra com início na província de Shizuoka foram abertas na quinta-feira. Trilhas foram fechadas na temporada de escalada do verão do ano passado por causa da pandemia de coronavírus. Foi a primeira vez desde 1988, quando começaram os registros, que as trilhas foram fechadas para toda a temporada de escalada.

Organizações relevantes de Yamanashi, incluindo autoridades provinciais e administradores de cabanas, trabalharão em conjunto para receber os montanhistas até o dia 10 de setembro, com a adoção de rígidas medidas antivírus.

Os caminhantes devem fazer uma parada no estacionamento localizado no início da rodovia Fuji-Subaru para entregar suas listas de verificação sobre seu estado de saúde ou ter sua temperatura corporal medida no local. A rodovia conduz à quinta estação, onde começa a trilha. Exames de saúde também serão feitos na quinta e sexta estações.

A princípio, caminhantes devem fazer reserva para permanecer em cabanas ao longo de trilhas e escaladas. As instalações vão funcionar com cerca de 50% de capacidade para manter o distanciamento social. Medidas antivírus, tais como partições e ventilação, também serão adotadas.

Com agências internacionais. Imagem: reprodução da NHK