São José dos Pinhais vai contar, a partir de janeiro, com mais uma fábrica de equipamentos para veículos. A multinacional Tachi-s do Brasil, que já contra com uma unidade em Resende (RJ), está concluindo a instalação da nova unidade de fabricação de assentos para veículos no Distrito Industrial, em São José dos Pinhais.
A Tachi-s fez uma pré-inauguração do barracão onde está sendo instalada a fábrica no Paraná e que vai fabricar assentos para veículos da Nissan, tradicional parceira da empresa e da Renault.
O terreno onde está instalada a mais nova fábrica de assentos para veículos fica a poucos metros da Renault e é um imóvel locado pelo Grupo Casagrande, outrora uma força no mercado do comércio de veículos novos, mas que migrou há alguns anos para a locação de barracões e terrenos para indústrias multinacionais. O presidente da Tachi-s, que tem origem no Japão, mas na América Latina está associada a investidores mexicanos, Shigeo Komatsu, esteve presente na apresentação da fábrica. Entre os presentes estavam o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Japão, Yoshiaki Oshiro e o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho da Farmácia.
O presidente da Tachi-s informou que a vinda ao Brasil, em grande parte, se deve à parceria que a fabricante de assentos tem com a Nissan. Como a montadora de veículos veio para o Brasil, a Tachi-s resolveu vir também. O processo da definição do local da segunda fábrica da empresa nipo-mexicana no país foi rápido. Há um ano, em dezembro de 2017, uma comitiva da Tachi-s visitou São José dos Pinhais para sondar um local para instalação da nova unidade. Agora, o barracão onde a indústria funcionará já está erguido e estão sendo feitas as instalações da maquinaria e de robôs que atuam no processo de fabricação dos assentos dos veículos. O presidente da Tachi-s preferiu não informar quais os investimentos da empresa na instalação da nova unidade. Ele disse que num primeiro momento devem trabalhar na Tachi-s de São José dos Pinhais 89 funcionários, mas que o número pode crescer de acordo com as circunstâncias de mercado.
A Tachi-s está presente em 13 países em todo o mundo. A escolha por São José dos Pinhais levou em conta a proximidade com as suas parceiras (Renault e Nissan) e que num primeiro momento não há nenhum incentivo fiscal, nem por parte do governo do estado, nem por parte da prefeitura de São José dos Pinhais, mas que “as negociações para algum acordo neste sentido estão sendo feitas”, comentou o executivo.
Com informações do DI&C