Pesquisa do site mostra que as vendas desses modelos cresceram 46% em agosto, em comparação com o mesmo mês de 2019
Um levantamento realizado pela OLX, plataforma on-line de anúncios classificados, mostrou que a comercialização de automóveis de marcas japonesas no site cresceu 46% em agosto, em relação ao mesmo mês de 2019. No estudo, os técnicos da OLX levaram em consideração as oito marcas mais buscadas e negociadas no site, ou seja, Honda, Lexus, Mazda, Mitsubishi, Nissan, Subaru, Suzuki e Toyota (em ordem alfabética), que foram alvo de 16% das pessoas que procuraram veículos na OLX e responderam por 14% das vendas em agosto.
A pesquisa mostrou ainda que a procura pelos modelos de marcas nipônicas também aumentou, sendo 29% maior em agosto deste ano em relação a 2019. Já na comparação com o período pré-pandemia, janeiro e feveereiro deste ano, a alta foi de 16%.
“Muitos brasileiros estão recorrendo ao carro como forma de encurtar distâncias neste período de distanciamento social, o que tem acelerado, de modo geral, a retomada do setor automotivo, especialmente no segmento de veículos usados. Os modelos japoneses costumam se destacar pela confiabilidade, durabilidade e baixa manutenção, o que pode ter um ótimo custo-benefício, adequado à realidade do consumidor neste momento”, explicou Flávio Passos, diretor da OLX.
Entre as marcas mais procuradas em agosto, o estudo destacou Toyota (38%, Honda (34%), Mitsubishi (14%, Nissan (11%) e Suzuki (2%), enquanto as mais vendidas foram Honda (38%), Toyota (36%), Nissan (14%), Mitsubishi (10%) e Suzuki (2%). Juntas, Honda e Toyota foram responsáveis por 72% das buscas e por 74% das vendas de automóveis de marcas japonesas efetuadas por meio do site.
Já entre os modelos, Honda Civic e Toyota Corolla (ambos com 18%) foram os mais procurados, como era de se imaginar. Toyota Hilux (15%), Honda Fit (7%) e Mitsubishi L200 (6%) completaram a lista dos cinco veículos mais buscados. Os mais vendidos foram Toyota Corolla (19%), Honda Civic (17%), Toyota Hilux (10%), Honda Fit (10%) e Toyota Etios (5%).