Membros da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná (CCIBJ-PR) e do Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão (ICCBJ) encerraram o ano de 2023 com a realização do Bonenkai, em Curitiba. A comemoração contou com a participação de associados da CCIBJ-PR, membros da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão Júnior (CCIBJ-Jr), membros da Rede Nikkei do Paraná (REN-Paraná), políticos e autoridades diplomáticas.
Para o presidente da CCIBJ-PR, Arata Hara, a atuação da entidade durante o ano foi muito próspera. “Olho para trás e percebo que o ano foi muito enriquecedor para nós. Atuamos em diferentes frentes para cumprir nossa missão de fomentar os negócios entre o Japão e o Brasil. Mas isso não aconteceria sem o apoio de nossos associados, diretoria e a participação intensa da Câmara Júnior”, destacou.
O presidente da CCIBJ-Jr, Denis Ioshii, ressaltou que a continuidade dos projetos iniciados nos outros anos mostra o empenho da Câmara em melhorar sua atuação. “A gente conseguiu manter todas as ações sociais, realizamos palestras, eventos de networking, além de promovermos várias atividades em parceria com as outras entidades. Quero aproveitar esse momento aqui para agradecer as entidades, o Consulado Geral do Japão em Curitiba, a JICA, o Nikkei, a Central Glória, o Tempo Jundoshu, a OGC, que nos ajudaram durante este ano”.
Segundo a presidente do REN-Paraná e vice-presidente da CCIBJ-Jr, Bruna Hara, 2023 foi marcado por muitos desafios. “O ano foi marcado por muitos trabalhos da REN-Paraná em parceria com a Câmara, com a qual compartilhamos valores em comum. Só tenho a agradecer pelo apoio de todos os associados e voluntários que nos ajudaram neste período”, comenta.
Na visão do empresário e associado da CCIBJ-PR, Sergio Maeoka, o ano de 2023 representa um recomeço. “A gente tem que aproveitar e comemorar de uma maneira bastante grandiosa esse retorno, esse retorno à vida, de encontrar as pessoas, de estar junto com todas as pessoas que a gente gosta. Então, eu vou fazer um brinde para todos nós para, realmente, agradecer esta noite”, celebrou.
“Aproveito para agradecer a todos os membros da diretoria da Câmara porque sempre nos receberam com muito carinho. Faz somente cinco meses que eu cheguei aqui em Curitiba, mas é por causa dessa maneira muito agradável e conciliante dos membros da Câmara que já estou muito acostumado à cidade. Foi assim que pude entender a importância de Curitiba como um ambiente que fortalece o relacionamento bilateral entre o Japão e o Brasil”, ressaltou o cônsul-geral interino do Japão em Curitiba, Rei Oiwa.
A realização do Bonenkai também foi espaço para prestar homenagens a figuras importantes na comunidade nikkei do Paraná. Desta vez, os reconhecimentos foram para Mário Azuma, Fujio Takamura e Teichum Hiramatsu. Ao final do evento, os presentes na comemoração participaram de sorteios com diversos brindes oferecidos pelos associados.