Depois de dois anos à frente do consulado, Hamada retornará ao país de origem
Representantes da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná (CCIBJ-PR) organizaram, nesta terça-feira (31), no Palácio Hyogo, um jantar de despedida para o Cônsul-geral do Japão em Curitiba e Conselheiro Honorário da CCIBJ-PR, Keiji Hamada. O evento contou com a participação da diretoria da Câmara, associados, membros do Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão (ICCBJ) e membros da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão Júnior (CCIBJ-Jr).
Após estar à frente do Consulado Geral do Japão em Curitiba por dois anos, Keiji Hamada retornará ao seu país de origem a pedido do governo japonês. O trabalho em conjunto entre CCIBJ-PR e o consulado, nos últimos anos, em diferentes pautas, foi destacado pelo presidente da entidade, Arata Hara. “A parceria entre a CCIBJ e o Consulado Geral do Japão nunca esteve tão forte. Seja na geração de negócios, na construção das relações entre os dois povos e no fomento de parcerias culturais e educacionais. Todas estas atividades, de áreas variadas, foram apoiadas com o trabalho diplomático realizado com Keiji Hamada”, ressaltou.
Já o vereador Nori Seto (PP) enfatizou ações realizadas pelo consulado no período em que Hamada foi o cônsul-geral. “Hamada fez um trabalho imenso na nossa região. Destaco aqui algumas contribuições que o cônsul esteve, diretamente ou indiretamente, ligado, como o apoio do governo japonês às entidades nipo-brasileiras, a parceria entre a JICA, prefeitura de Curitiba e IPPUC, e a facilitação ao visto de turismo entre Brasil e Japão”, apontou.
A cerimônia do kanpai – momento em que é feito um brinde na cultura japonesa – foi conduzida pelo associado da CCIBJ-PR Sérgio Maeoka. O empresário agradeceu pelos serviços prestados por Hamada não só para a CCIBJ-PR, mas para outras entidades. “Realmente, é uma pena perder uma pessoa que contribuiu tanto para o trabalho da Câmara, mas também para outras entidades. Encontrar pessoas assim é uma coisa rara. Desejamos que essa nova caminhada seja feliz, com muita saúde e que essa mudança contribua na sua carreira”, disse.
Já o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão Júnior (CCIBJ-Jr), Denis Ioshii, destacou que Keiji sempre foi muito presente nas ações da CCIBJ-Jr. “O Cônsul sempre foi muito participativo nas atividades da Câmara Júnior, nos eventos nikkei, junto com sua esposa. Gostaria de deixar uma mensagem de gratidão e ficamos à disposição no futuro para que possamos nos encontrar em breve”, agradeceu.
“Infelizmente, é com muita dor no coração não completar o período de estadia de três anos. Por outro lado, sinto que pude fazer muitos trabalhos junto com a CCIBJ-PR. Podemos citar diferentes projetos, como a integração com os jovens nikkeis, workshops, entre outras ações. Como Cônsul-geral, gostaria de ressaltar como o trabalho realizado pela Câmara auxilia no intercâmbio econômico entre Brasil e Japão e agradeço por esses anos de parceria”, finalizou Hamada.