Visita marca comemorações dos 40 anos de irmandade da cidade japonesa com Curitiba
Uma delegação formada por representantes do poder público da cidade japonesa de Himeji foi recebida em visita ao Palácio Hyogo, quinta-feira, 09 de maio, em Curitiba, para evento de celebração dos 40 anos de irmandade com Curitiba. A comitiva foi recepcionada por representantes da diretoria da Câmara de Comércio Brasil Japão do Paraná (CCIBJ-PR), da CCIBJ Junior, do Instituto Cultural Científico Brasil Japão (ICCBJ), da Ren Paraná, e da Associação Cultural Esportiva e Beneficente Glória Parque Verde e contou ainda com a presença de representantes do Consulado Geral do Japão em Curitiba.
A delegação liderada pelo prefeito Hideyasu Kiyomoto, pelo presidente da Câmara Municipal, Toshiyuki Miwa, o secretário municipal de coordenação política, Kojiro Fukuda, o vice-presidente da Fundação de Intercâmbio Cultural e Internacional, Kazuo Ichikawa participou de uma série de atividades para celebrar a data. Inicialmente, os visitantes foram convidados a conhecer o palácio Hyogo, sede da CCIBJ-PR.
Liderados pelo presidente da CCIBJ-PR, Arata Hara, eles conheceram a sala que leva o nome da cidade de Himeji; Em seguida, foi realizada uma solenidade para a troca de lembranças, cedidas por associados da CCIBJ-PR (Kassai Café) e da REN Paraná (Entorno Cerâmica e Bee Free Aromas), que culminou no descerramento de placa comemorativa alusiva à data.
Arata Hara ressaltou o quanto a parceria com a prefeitura de Himeji sempre foi frutífera e contribuiu para a consolidação das atividades da CCIBJ. “Um exemplo desta atuação conjunta foi a construção do Palácio Hyogo, cuja obra foi possível por meio de recursos disponibilizados pela prefeitura de Himeji, pelo qual deixo registrado nosso grande agradecimento”, afirmou.
O presidente da CCIBJ-PR destacou que o palácio é considerado um marco arquitetônico para Curitiba, por utilizar as influências dos famosos castelos japoneses. “Espero que a relação entre as cidades-irmãs continue por muitos anos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Curitiba e do Paraná”, discursou.
O prefeito de Himeji realizou o plantio de uma cerejeira nos jardins do Palácio Hyogo e também destacou que a amizade existente entre os dois povos é fruto do trabalho dos pais e avós das pessoas que estão em Curitiba e Himeji. “Prometo que enquanto eu for prefeito vou me esforçar ao máximo para que esta amizade entre as cidades se perpetue.”, finalizou.