Festa Nacional da Maçã em São Joaquim, serra de Santa Catarina

A 21ª edição da Festa Nacional da Maçã, em São Joaquim, na Serra catarinense, evento que valoriza os produtores e a cultura da região, aconteceu no ultimo mês de maio.
Entre as atrações tiveram destaque a 1ª Mostra Joaquinense de Vinhos Finos de Altitude e o 1º Rodeio da Capital Nacional da Maçã. O público pode conferir os concursos para avaliar a qualidade do queijo serrano e da maçã, além de feiras de gado, artesanato e exposições.

A festa, que não ocorria desde 2016, foi realizada por uma parceria público-privada feita pela Prefeitura de São Joaquim e contou com shows nacionais dos sertanejos Luan Santana, Lucas Lucco e Maiara e Maraísa.

Conforme a prefeitura de São Joaquim, cerca de 70% da economia depende direta ou indiretamente do negócio da maçã. A cidade da Serra catarinense tem mais de 2 mil pequenos e médios produtores que vivem da colheita da fruta.

O evento contou com a presença do governador de Santa Catarina Carlos Moisés, a primeira-dama Késia Martins da Silva, e dos associados da CCIBJ-PR que acompanharam as comemorações durante os dias de eventos no Parque Geraldo José Coral e registraram bonitas fotos.    

Embora a previsão da quantidade da safra da maçã seja de estabilidade em relação ao ano passado, houve um salto na qualidade. Isso significa frutas mais bonitas e rentabilidade maior para os fruticultores. “Neste ano temos mais maçãs de bom calibre e de categoria 1, que são as de melhor qualidade e mais desejadas pelo mercado. Na última safra, foi difícil para os produtores tirarem um lucro, mas agora a expectativa é muito melhor”, projeta o fruticultor Marciano Bittencourt, diretor da Cooperativa Agrícola Frutas de Ouro.























Com fotos da CCIBJ-PR