A Fecomércio PR realizou no dia 10 de outubro, o IV Encontro de Consulados e Câmaras do Comércio e Indústria do Paraná. O evento, que tem por objetivo fomentar o comércio internacional, contou com a apresentação de representantes da Alemanha, China, Estados Unidos e Japão.
“Esses encontros estão sendo um sucesso porque reúnem empresários de diversas entidades e fortalecem as relações bilaterais com países importantes no cenário mundial”, afirma o diretor da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes.
Estiveram presentes no evento empresários do setor de materiais de construção e autopeças, sindicatos, representantes do poder público, a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), despachantes aduaneiros e outras instituições que visam facilitar as relações comerciais.
Quatro empresários paranaenses foram contemplados pela Jetro, organização vinculada ao governo do Japão, com o certificado de estabelecimentos que promovem alimentos e ingredientes fabricados naquele país. Para Carmen Vega, proprietária do Oishi Ramen Bar, a certificação “é um reconhecimento pela propagação não só da comida, mas também da cultura japonesa”.
Para os empresários paranaenses conhecerem melhor os produtos chineses e fazerem negócios, a vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Uta Schwietzer, falou sobre a Canton Fair, maior feira de importação e exportação do mundo, com um milhão de metros quadrados e 60 mil stands. Para Uta, o evento é uma ótima oportunidade para aproveitar preços competitivos e tecnologia avançada. “Aquela história de que os produtos chineses são de má qualidade já é passado. Hoje a China tem uma qualidade fantástica e promove muito essa relação comercial com o Brasil, que é muito importante”.
O diretor-presidente da Jetro falou sobre o papel da empresa no fortalecimento dos negócios entre Brasil e Japão, apresentou produtos que o país tem interesse de importar e ofereceu suporte para quem se interessar em fazer negócio. Para ele, “em um futuro próximo, as relações entre os dois países serão muito mais fortalecidas”.
por Mark Grassi com informações da Fecomércio PR
Crédito das Fotos: Bruno Remza/Fecomércio