Membros da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná (CCIBJ-PR) e do Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão (ICCBJ) participaram, nos últimos dias 3 e 4 de fevereiro, do 52º Seminário dos Professores de Língua Japonesa do Paraná. O evento foi realizado no Palácio Hyogo, em Curitiba.
O encontro contou com a participação do professor especialista sênior da Fundação Japão em São Paulo, Makoto Saito, que ministrou a palestra “Vamos repensar o ensino da leitura”. Ele apresentou as diversas formas de leitura de texto e os participantes foram divididos em grupos de cinco pessoas para discutirem o tema.
O ensino da língua japonesa para crianças também foi um assunto abordado no seminário. Com a temática “Atividades educacionais para crianças do Jardim e do fundamental 1”, a professora de língua japonesa da cidade de Pilar do Sul (SP), Erina Okada, mostrou a metodologia e as diversas atividades utilizadas dentro das salas de aula do município paulistano.
No segundo dia do evento, foi a vez de Momoko Ajichi, mestranda da Universidade de Sôka, e professora-leitora de língua japonesa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentar sua experiência. Ela ministrou aulas de conversação para turmas de pré-intermediário e avançado no semestre passado.
O 52º Seminário dos Professores de Língua Japonesa do Paraná teve o apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Fundação Japão em São Paulo, Centro Brasileiro de Estudos de Língua Japonesa, Consulado Geral do Japão em Curitiba, Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão (ICCBJ) e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná (CCIBJ-PR).
Com informações do Centro de Estudos de Língua Japonesa do Sul do Paraná