22ª Reunião do Conselho Empresarial Brasil-Japão (CNI-Keidanren)

A 22ª Reunião do Conselho Empresarial Brasil-Japão aconteceu no mês de julho. O Conselho Empresarial reúne empresas privadas japonesas lideradas pela Federação das Organizações Econômicas do Japão (Keidanren) e as brasileiras lideradas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para promover discussões sobre temáticas relevantes. Este tradicional encontro teve a sua primeira edição em 1975, e neste ano, se realizou a 22ª reunião contando com a presença aproximada de 430 participantes, dentre os quais 130 japoneses.

O Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, em seu discurso de abertura expressou sua satisfação com o intenso intercâmbio das relações econômicas Brasil-Japão, ressaltando que ainda há espaço para o seu crescimento levando em conta o potencial. Mencionou também que tem a expectativa para avanços das reformas da previdência e tributária e da abertura econômica. Lembrou ainda os dois encontros que ocorreram neste ano entre o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente Jair Bolsonaro quando ambos compartilharam a intenção para promover ainda mais a cooperação em amplas áreas entre os dois países.

O Conselho Empresarial desta edição proporcionou trocas de opiniões profícuas sobre uma ampla gama de temas: o panorama das perspetivas econômicas Brasil-Japão em curto e longo prazo; o Acordo de Parceria Econômica (sigla em inglês, EPA) Japão-Mercosul; agronegócio, infraestrutura e logística; a cooperação Brasil-Japão para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) de 2030. Foi adotada a Declaração Conjunta CNI-Keidanren para o Acordo de Parceria Econômica (EPA) Japão-Mercosul chancelada pelo Presidente do Comitê Econômico Japão-Brasil Keidanren, Masami Iijima, e pelo Presidente do Conselho Empresarial Brasil-Japão, Eduardo de Salles Bartolomeo.

Espera-se que os frutos do encontro Brasil-Japão contribuam para a intensificação das relações econômicas entre o Brasil e o Japão.

Com informações do site br.emb-japan.go.jp